O primeiro tutorial do The Sims FreePlay

Acompanhe neste post o primeiro tutorial (comentado) do The Sims FreePlay para você começar a jogar.

Quando o jogo inicia, a tela de boas-vindas faz um passeio aéreo pela cidade até chegar na primeira casa do seu Sim e aqui estamos, que comece a diversão! 🎉

Ao tocar no “balãozinho verde” em cima da casa, abrirá uma tela para você adicionar seu primeiro Sim. Na aba ADN há duas formas de criar o Sim, uma é aleatória, onde as características são automaticamente dadas pelo jogo tocando no botão TOQUE PARA CRIAR SIM ALEATÓRIO, mas atenção, primeiro tem que selecionar o sexo porque senão, como na imagem, aleatoriamente só aparecerá Sim mulher. A outra forma é personalizar, onde você dará o nome/sobrenome e tom de pele que quiser.

Depois de escolher e/ou personalizar o Sim, toque no “botão verde” lá em cima da tela para salvar as alterações e voltar para o jogo. Aparecerá uma mensagem para CONFIRMAR MUDANÇAS ou cancelar, mas cuidado, se cancelar perderá todas as escolhas/personalizações e terá que fazer tudo de novo.

Em geral, o jogo é bem intuitivo e amigável, nas tarefas há dicas do que fazer e as ações apresentam destaques, como setas, círculos piscantes, balão indicativo que objeto usar, etc.

As ações do jogo ocorrem em tempo real, elas acompanham o fuso horário do sistema operacional do aparelho, ou seja, se está de dia ou noite para nós, para nossos Sims também estará e não é possível “enganar” o jogo indo nas configurações do seu aparelho e adiantar o relógio ou mudar o fuso porque esta falha já foi corrigida há muitos anos pelo desenvolvedor.

O controle da Câmera 360º e Zoom

Você também pode usar a lupa (🔍) para aumentar ou diminuir o zoom no seu máximo.

A missão e suas tarefas

pop-up missao e tarefas tsfp

Quando houver uma missão, as suas tarefas serão exibidas em uma pop-up como na imagem de exemplo:

  1. Tempo da missão em contagem regressiva;
  2. Se a missão poderá usar a EXTENSÃO DE TEMPO, mas isso é assunto para outro post;
  3. A imagem da missão atual;
  4. O título da missão atual;
  5. O título da tarefa;
  6. Uma historinha sobre a tarefa;
  7. A tarefa (o que tem que fazer);
  8. A barra de progresso da missão;
  9. Se a missão tiver um prêmio final, aparecerá ao lado da barra de progresso a imagem do prêmio;
  10. Depois de ler a tarefa, TOQUE PARA CONTINUAR e a janela pop-up sairá, mas não se preocupe, poderá reler tocando no botão de TAREFAS ATIVAS lá embaixo no lado esquerdo da tela.

Importante: LEIA com atenção o que a tarefa está pedindo porque estas “historinhas” podem conter as dicas do que fazer. Em todos esses anos de jogo, já vi diversas vezes as pessoas em grupos e fóruns desnecessariamente fazendo perguntas sobre o que é para fazer e a resposta está o tempo todo na sua frente. Não tenha preguiça!

Tarefa 1 – Compre um vaso sanitário (O 1º é grátis!)

A LOJA PARA CASA é o símbolo de uma poltrona com uma luminária, funciona como uma loja de departamentos da vida real, dividida por setores como a compra de MÓVEIS e objetos de decoração, a construção da CASA e acabamentos, o setor de AR LIVRE que está relacionado a tudo que é externo, como a construção de piscina, árvores, etc. e o INVENTÁRIO, um depósito onde o jogador guarda os móveis e objetos para usar em outras casas.

compra-vaso-sanitario

Seguindo as orientações do tutorial, ajuste o vaso no banheiro e verifique se a “seta indicativa” está corretamente posicionada, se não há outros objetos na frente, se não está virado para a parede e se o cômodo tem porta porque senão o Sim não conseguirá usar o objeto, confirme a compra tocando no “botão verde” e pronto!

Durante o tutorial, os objetos, a forma de acelerar as tarefas e algumas construções serão gratuitas porque o objetivo é ensinar ao jogador como as FUNÇÕES BÁSICAS são executadas, mas depois, tudo o que fizer terá que ser pago com as moedas do jogo.

Tarefa 2 – Usar o vaso sanitário (7 segundos*)

*O tempo de realização das tarefas pode variar dependendo da classificação dos objetos usados, o objeto que contém 3 estrelas (⭐⭐⭐) terminará mais rápido as ações do que com 2 estrelas (⭐⭐) e 1 estrela (⭐). Conforme vai aumentando os níveis do jogo, objetos com mais estrelas serão desbloqueados como pode ser visto na LOJA PARA CASA.

Tarefa 3 – Lave as mãos na pia (7 segundos*)

Idem “Tarefa 2”.

Tarefa 4 – Aumente um cômodo

Seguindo as orientações do tutorial, quando você for na aba CASA / CÔMODOS, o cômodo ficará “brilhoso/piscando” com “setas indicativas” em volta, é só arrastar estas beiradas com o dedo e ir aumentando ou diminuindo o cômodo para os lados, para baixo ou para cima até ficar do tamanho desejado e confirmar a alteração tocando no “botão verde”.

Tarefa 5 – Adicionar piso

Seguindo as orientações do tutorial, na aba CASA / PISOS haverá a indicação para o piso a ser colocado. Dentro dos cômodos ficará um “brilho indicativo” de onde você poderá colocar o piso, toque na área escolhida e confirme a alteração tocando no “botão verde”.

Tarefa 6 – Colocar um papel de parede

Seguindo as orientações do tutorial, na aba CASA / PAREDES haverá a indicação para o papel de parede a ser colocado. Dentro dos cômodos ficará um “brilho indicativo” de onde você poderá colocar o papel de parede, toque na área escolhida e confirme a alteração tocando no “botão verde”.

Tarefa 7 – Comprar uma luminária

Seguindo as orientações do tutorial, na aba MÓVEIS / ILUMINAÇÃO haverá a indicação para a luminária, coloque-a aonde desejar e confirme a compra tocando no “botão verde”.

Tarefa 8 – Mova um objeto

Aqui é ensinado ao jogador como movimentar e posicionar um objeto na casa. Mantenha o “botão azul de setas” pressionado e arraste o objeto para onde quiser que ele fique e confirme seu posicionamento tocando no “botão verde”.

Tarefa 9 – Olhar roupas no guarda-roupa

o-primeiro-sim-personalizacaoToque no guarda-roupa e em “Olhar Roupas” abrirá novamente a tela de personalização do Sim, agora na 2ª aba GUARDA-ROUPA, você poderá trocar de roupa, além dos estilos de cabelo, formatos de cabeça/rosto e cor dos olhos.

Com o passar dos níveis e missões, novas opções de roupas, acessórios, maquiagem, etc. vão surgindo, além de também vir itens exclusivos que só poderão ser comprados com dinheiro de verdade na LOJA ONLINE.

Faça as suas escolhas, personalize o seu Sim e toque no “botão verde” para CONFIRMAR MUDANÇAS e voltar para o jogo.

Tarefa 10 – Compre um canteiro de jardim

Seguindo as orientações do tutorial, na aba AR LIVRE / ÁRVORES, PLANTAS E FLORES haverá a indicação para o canteiro, coloque-o aonde desejar dentro do terreno e confirme a compra tocando no “botão verde”.

Tarefa 11 – Cultivar alguns pimentões (30 segundos)

Seguindo as orientações do tutorial, plante e colha os pimentões. A plantação é uma das formas de ganhar dinheiro no jogo, os SIMOLEONS (§), a moeda verde.

Tarefa 12 – Receba sua Recompensa Diária

A RECOMPENSA DIÁRIA é uma forma de ganhar um dinheiro extra no jogo, ela vem 1x ao dia às 18h (horário de Brasília) e conforme a cidade vai crescendo, evoluindo, o valor desta recompensa também aumenta. Outros tipos de recompensas também poderão surgir, como a VIP, que só é adquirida se você comprar com dinheiro de verdade pacotes na LOJA ONLINE.

Importante: Não confunda LOJA PARA CASA com LOJA ONLINE, na Loja para Casa você constrói e mobília as casas dos seus Sims com os dinheiros do jogo (Simoleons, PEVs e PS), a Loja Online está ligada à Play Store, App Store, onde você tem que ter um cartão de crédito válido ou outras formas de pagamento destas lojas, é onde o desenvolvedor do jogo vende os pacotes de moedas e outros itens exclusivos. Entraremos em mais detalhes num outro post.

Tarefa 13 – Receber lucro no Mapa da Cidade

Seguindo as orientações do tutorial, vá para o MAPA DA CIDADE tocando no símbolo de um “edifício” ao lado da LOJA PARA CASA e chegando lá, toque no “balão pulsante” de Simoleons e receba seu lucro.

RECEBER O LUCRO NO MAPA DA CIDADE, como a RECOMPENSA DIÁRIA, é uma ajuda que o jogo dá para ganhar uns “din-dins” extra. Conforme vai construindo locais de trabalho, lojas comerciais e adicionando novas casas na cidade, também surgirá como lucro uns “balões azuis” que é o XP (do inglês “Experience” e traduzido para o português PEPONTOS DE EXPERIÊNCIA). O XP ou PE aumenta os níveis do jogo, ou seja, tudo o que fizer como realizar tarefas, relacionamentos, trabalhando, plantando, etc., os níveis do jogo vão aumentando e liberando novas missões, novos prêmios, novos móveis e adicionar mais Sims à cidade. O nível máximo do jogo é 55.

Tarefa 14 – Construir um Local de Trabalho (Corpo de Bombeiros)

requisitos-posto-dos-bombeirosO POSTO DOS BOMBEIROS é o primeiro emprego do Sim e ao tocar no balão indicativo, uma pop-up abrirá com os requisitos para a construção deste LOCAL DE CARREIRA (Tempo: 2 minutos e 30s; Custo: 500 Simoleons; Habitantes: 1 Sim). Logo abaixo é informado o Salário: 1.020 Simoleons; quanto de XP o jogo vai ganhar: 480 e as Horas de Trabalho: 9 horas. Na última linha, o valor que a cidade ganhará ao construí-lo (10.000 Simoleons). Possuindo todas as condições necessárias, toque no botão CONSTRUIR e seguindo as orientações do tutorial, toque novamente no “balão em construção” e abrirá uma barra de progresso onde conterá um “botão amarelo”, que é o PEV (PONTOS DE ESTILO DE VIDA), um outro tipo de moeda do jogo; o tempo que falta para terminar a construção e o “botão verde” para sair desta barra de progresso e deixar a construção terminar sozinha sem precisar adiantar, mas nesse caso, como estamos aprendendo como se joga, ao tocar no “botão amarelo”, que desta vez é de graça, você poderá adiantar a construção.

Tarefa 15 – Consiga um emprego no Corpo de Bombeiros para um Sim

profissao-bombeiro

Toque na aba CARREIRAS (símbolo de uma maleta) e na “ficha” do Sim há outra maleta, clique nela e abrirá uma pop-up com todas as carreiras que tem no jogo, mas só a de BOMBEIRO estará disponível porque foi a que desbloqueamos e as demais só serão liberadas conforme você construir os outros locais de trabalho. Toque em ACEITAR EMPREGO e pronto, agora seu Sim está empregado!

Tarefa 16 – Acrescentar um novo Sim

Seguindo as orientações do tutorial, para adicionar um novo Sim, vá para o MAPA DA CIDADE e no terreno ao lado do seu 1º Sim, toque no “botão azul escuro” de uma casa com um bonequinho dentro e abrirá uma pop-up contendo a CASA MOBILIADA para construir. Conforme o jogo avança, outros tipos de casas e terrenos serão liberados para compra e da mesma forma que construiu o POSTO DOS BOMBEIROS, adiante a construção, clica na casa terminada e uma outra pop-up será aberta para ADICIONAR NOVO SIM. E como no primeiro, você escolhe se quer adicionar um Sim aleatório (escolhido automaticamente pelo jogo) ou personalizá-lo.

Tarefa 17 – Inspire um Sim usando um bolinho

Na parte inferior esquerdo da sua tela há uma barra com a imagem do Sim selecionado e abaixo as 6 NECESSIDADES BÁSICAS para mantê-lo ativo no jogo, o Sim não morre se você o deixar sem comer, dormir, etc., mas ele ficará desmotivado.

Do lado direito da barra há um “botão verde” com a silhueta de um “bonequinho brilhando” que tocando nele abrirá duas opções de inspiração, a primeira é um CUPCAKE (que foi traduzido para o português como BOLINHO) e como já dito neste tutorial será gratuito, mas nas próximas vezes custará 5 PEVs. A segunda opção é a FATIA DE BOLO ARCO-ÍRIS, mas obter essas fatias, o jogador tem que ser VIP e isso é assunto para outro post.

Seguindo as orientações do tutorial, ao dar o BOLINHO para o Sim, sua inspiração é imediata, a barra de necessidades é preenchida totalmente, mas no começo do jogo essa energia acaba rápido, portanto, você tem que ficar saciando as suas necessidades frequentemente e se não tiver PEVs suficientes para inspirá-lo, terá que usar os móveis e objetos da casa para manter sua barra sempre verde.

Na LOJA PARA CASA, preste atenção embaixo dos preços dos móveis e objetos quando for comprar, os símbolos são equivalentes as necessidades do Sim e se não houver símbolos é porque o objeto só serve de decoração (enfeite), o Sim não tem interação. Veja abaixo alguns exemplos:

Se as necessidades estiverem muito baixas, dependendo da escolha dos móveis (nº de estrelas), você terá que repetir mais vezes estas ações até elas ficarem completas.

Tarefa 18 – Coloque um relógio do Inventário

O INVENTÁRIO é o local onde guardamos os móveis e objetos que poderemos usar em outras casas. Seria na nossa realidade uma espécie de “galpão”, “container”, um “guarda-móveis”.

Seguindo as orientações do tutorial, vá ao INVENTÁRIO e na aba DECORAÇÕES haverá um relógio de parede, selecione o relógio e coloque-o aonde quiser na casa, se o local estiver ok, é só confirmar.

Tarefa 19 – Abrir Rastreador de Sims

rastreador-de-simsO RASTREADOR DE SIMS é a forma como você localiza e movimenta o Sim entre os lugares do jogo. Caso não o esteja encontrando, você pode tocar na foto dele, pode chamá-lo para o local atual com o apito, enviá-lo de volta para casa tocando no símbolo da casa ou mandar ele ir trabalhar tocando na maleta.

Tarefa 20 – Chamar um Sim

plumbob-tsfpSeguindo as orientações do tutorial, toque no ícone apito e você chama o Sim para o local que está no momento. Como apresentado na imagem, o Sim que está selecionado é aquele que está com o PLUMBOB, uma espécie de joia em formato de um prisma de losango, em cima da sua cabeça.

Tarefa 21 – Troque a Seleção de Sim

troca-selecao-de-sim

Seguindo as orientações do tutorial, faça a troca de seleção entre os Sims conforme demonstrado na imagem.

Tarefa 22 – Ser engraçado com um Sim (10 segundos)

status-de-amizadeEssa tarefa trata da 1ª interação entre dois Sims. Conforme o jogo avança, outras interações vão surgindo e os Sims podem ser tornar namorados/casados, somente amigos e até inimigos. Os níveis do relacionamento vão aumentando ou diminuindo conforme você escolhe a conversa entre eles. Os diálogos em verde são interações de amizade; os diálogos em rosa são interações românticas; e os diálogos em vermelho são interações de inimizade.

Tarefa 23 – Construa o Parque

construcao-do-parqueA forma de construir o PARQUE DA CIDADE é a mesma de como construímos o local de trabalho POSTO DOS BOMBEIROS, tocando no ícone do parque abrirá a janela de requisitos para construção (Tempo: 4 minutos; Custo: §500; Habitantes: 2 Sims) mais o valor que a cidade ganhará ao construí-lo (§10.000). O PARQUE é um dos locais mais importantes do jogo, é a partir dele que se dá início a várias missões.

Desta vez, para adiantar a construção do parque, você terá que gastar 1 PEV para terminá-la imediatamente, não será mais de graça como foi na construção do POSTO DOS BOMBEIROS ou espere os 4 minutos para concluir a construção. UMA DICA: Não gaste seus PEVs com ações de poucos minutos, 1 PEV equivale 1hora 59min 59s de ação, use-o com sabedoria.

O Valor da Cidade

Como dito anteriormente, conforme você vai construindo casas, locais de trabalho, lojas, adicionando mais Sims, enfim, evoluindo a sua cidade, esta irá aumentando o seu valor e você receberá recompensas tanto nas diárias quanto em experiência, subindo os níveis do jogo e desbloqueando outras missões. Neste exemplo da imagem, quando a cidade chegar em §50.000 (cinquenta mil Simoleons), você ganhará 1 PEV e aumentará o valor da sua RECOMPENSA DIÁRIA, o mesmo ocorre quando sobe de nível, você ganha 1 PEV, novos objetos serão desbloqueados na LOJA PARA CASA e alguns níveis liberam adicionar novo Sim e/ou nova construção de casa.

Fim do Tutorial

fim-do-tutorialPronto, como a imagem diz, agora que você aprendeu o básico para jogar, está livre para começar novas aventuras apaixonantes que este jogo traz. Bom divertimento!